quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aula Comte e a sociologia e o positivismo III módulo I

Aula Auguste Comte e a sociologia e o positivismo
Aula III módulo I



Auguste Comte considerado o pai da sociologia
August Comte, francês nascido em 1798 e viveu até 1857 num contexto em que a França passava por uma grande instabilidade pós-revolucionária, pois após a revolução houve luta política houve o terrorismo dos jacobinos e diversos governos passaram até que chega ao poder a figura de Napoleão ao qual se programa imperador.

Comte vivia num momento que a ciência, o progresso e a própria ideia uma história que alcança um momento histórico irradiado da Europa, porém de outro lado de problemas sociais e políticos.

Comte é quem cunhou o termo sociologia, mas antes de chegarmos ao ponto da sociologia vamos entender alguns conceitos, como por exemplo, os três estágios de evolução que para Comte toda a humanidade passaria e ele compara estes estágios como o nascimento e infância, a adolescência e a fase adulta da humanidade, eles são.




Estágio Teológico – as pessoas atribuem a entidades e a forças sobrenaturais tudo aquilo que não podiam entender como exemplo, eles podiam dar aos espíritos dos animais ou a objetos valor de divindade (fetichismo), por exemplo, a vaca sagrada na Índia ou a vários “deuses” (politeísmo), por exemplo, a mitologia grega, romana ou nórdica.

Estágio Metafísico – Surge quando as entidades e causas sobrenaturais são substituídas por ideias abstratas e, portanto racionais. Este é o momento da filosofia.

Estágio Positivo – Corresponde à era da ciência e da industrialização, na qual se invoca leis com base na observação empírica, na comparação e na experiência. Seria o momento da sociologia.
O terceiro estágio seria o definitivo, uma vez que a ciência busca um desenvolvimento continuo.

Positivismo
Ondem e Progresso
O positivismo foi um pensamento desenvolvido por Comte através do curso de filosofia positiva em 1839.
O positivismo tem como base o afastamento da explicação religiosa e acredita que a ciência é o estágio final da humanidade, que é o estágio da razão, porém por outro lado o positivismo prega que a ciência tem que contribuir para a ordem social.
O positivismo é contra a revolução, a subversão da ordem e não tem o tema da desigualdade social, pois o positivismo acredita que pelo progresso e a evolução da sociedade a humanidade chegaria a um ponto de evolução através ciência e pela ordem que os problemas sociais resolveriam por si mesmo.
Igreja Positivista
Comte acreditava tanto na ciência que chegou ao ponto de criar uma Igreja que pregava à ciência e não acreditava na figura de Deus, esta Igreja hoje só existe em dois países no mundo, no Brasil e na França e no Brasil há ainda hoje uma Igreja no Rio de janeiro, uma em Porto Alegre.
O positivismo no Brasil
O Brasil foi positivismo muito influenciado pelo positivismo a ponto que a frase ondem e progresso na bandeira nacional é o lema do positivismo. Isso ocorreu porque o grupo que arquitetou a da república era positivista e ligado à Igreja positivista.

Igreja positivista de Porto Alegre
A sociologia de Comte




Para Comte a sociologia devia usar o mesmo método das ciências duras e em especial o método da biologia, sendo assim, ele enxergava a sociedade como um organismo vivo e que tinha leis próprias assim como o organismo humano. Ele acreditava que era possível traçar uma linha continua, um receituário ou em outras palavras um método para entender a sociedade e trata-la assim como se estuda o organismo humano, por exemplo, para traçar o comportamento deste organismo e buscar doenças assim como a cura da mesma.
Criticas ao positivismo
Há diversas criticas ao positivismo, uma delas é que não se pode tratar a sociedade como um organismo e criar um método único para analisá-la, uma vez que cada sociedade tem suas especificidades e sua história, além disso, pensar que existe uma linha única de progresso ao qual toda a sociedade passa e comparar com o desenvolvimento de uma criança é um pensamento criticado por diversos pensadores, pois as diversas sociedades podem se desenvolver de forma bastante diferente, assim dizer que porque os povos indígenas não partilham das mesmas tradições nossas são atrasadas ou inferiores.

Comte acreditava que a sociedade europeia havia chegado a um ponto mais avançado que qualquer outra sociedade, por isso, seu pensamento carrega em si o que chamamos de eurocentrismo ou a sociedade europeia como o centro do mundo.

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