Auguste Comte considerado o pai da sociologia
August Comte, francês
nascido em 1798 e viveu até 1857 num contexto em que a França passava por uma
grande instabilidade pós-revolucionária, pois após a revolução houve luta
política houve o terrorismo dos jacobinos e diversos governos passaram até que
chega ao poder a figura de Napoleão ao qual se programa imperador.
Comte vivia num momento que
a ciência, o progresso e a própria ideia uma história que alcança um momento
histórico irradiado da Europa, porém de outro lado de problemas sociais e
políticos.
Comte é quem cunhou o termo sociologia,
mas antes de chegarmos ao ponto da sociologia vamos entender alguns conceitos, como
por exemplo, os três estágios de
evolução que para Comte toda a humanidade passaria e ele compara estes estágios
como o nascimento e infância, a adolescência e a fase adulta da humanidade,
eles são.
Estágio Teológico – as pessoas atribuem a entidades e a forças sobrenaturais
tudo aquilo que não podiam entender como exemplo, eles podiam dar aos espíritos
dos animais ou a objetos valor de divindade (fetichismo), por exemplo, a vaca
sagrada na Índia ou a vários “deuses” (politeísmo), por exemplo, a mitologia
grega, romana ou nórdica.
Estágio Metafísico – Surge quando as entidades e causas sobrenaturais são
substituídas por ideias abstratas e, portanto racionais. Este é o momento da
filosofia.
Estágio Positivo – Corresponde à era da ciência e da industrialização, na qual se invoca
leis com base na observação empírica, na comparação e na experiência. Seria o
momento da sociologia.
O terceiro estágio seria o
definitivo, uma vez que a ciência busca um desenvolvimento continuo.
Positivismo
Ondem e Progresso
O positivismo foi um pensamento desenvolvido por Comte através do
curso de filosofia positiva em 1839.
O positivismo tem como base
o afastamento da explicação religiosa e acredita que a ciência é o estágio
final da humanidade, que é o estágio da razão, porém por outro lado o
positivismo prega que a ciência tem que contribuir para a ordem social.
O positivismo é contra a
revolução, a subversão da ordem e não tem o tema da desigualdade social, pois o
positivismo acredita que pelo progresso e a evolução da sociedade a humanidade
chegaria a um ponto de evolução através ciência e pela ordem que os problemas
sociais resolveriam por si mesmo.
Igreja Positivista
Comte acreditava tanto na
ciência que chegou ao ponto de criar uma Igreja que pregava à ciência e não
acreditava na figura de Deus, esta Igreja hoje só existe em dois países no
mundo, no Brasil e na França e no Brasil há ainda hoje uma Igreja no Rio de
janeiro, uma em Porto Alegre.
O positivismo no Brasil
O Brasil foi positivismo
muito influenciado pelo positivismo a ponto que a frase ondem e progresso na
bandeira nacional é o lema do positivismo. Isso ocorreu porque o grupo que
arquitetou a da república era positivista e ligado à Igreja positivista.
Igreja positivista de Porto Alegre
A sociologia de Comte
Para Comte a sociologia
devia usar o mesmo método das ciências duras e em especial o método da
biologia, sendo assim, ele enxergava a sociedade como um organismo vivo e que
tinha leis próprias assim como o organismo humano. Ele acreditava que era possível
traçar uma linha continua, um receituário ou em outras palavras um método para
entender a sociedade e trata-la assim como se estuda o organismo humano, por
exemplo, para traçar o comportamento deste organismo e buscar doenças assim
como a cura da mesma.
Criticas ao positivismo
Há diversas criticas ao
positivismo, uma delas é que não se pode tratar a sociedade como um organismo e
criar um método único para analisá-la, uma vez que cada sociedade tem suas
especificidades e sua história, além disso, pensar que existe uma linha única
de progresso ao qual toda a sociedade passa e comparar com o desenvolvimento de
uma criança é um pensamento criticado por diversos pensadores, pois as diversas
sociedades podem se desenvolver de forma bastante diferente, assim dizer que
porque os povos indígenas não partilham das mesmas tradições nossas são
atrasadas ou inferiores.
Comte acreditava que a
sociedade europeia havia chegado a um ponto mais avançado que qualquer outra
sociedade, por isso, seu pensamento carrega em si o que chamamos de
eurocentrismo ou a sociedade europeia como o centro do mundo.
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