terça-feira, 30 de julho de 2013

Aula II do bloco I: Modernidade e Pós Modernidade



Aula II do bloco I: Modernidade e Pós-Modernidade

A sociologia é uma disciplina que tem forte ligação com a modernidade, pois ela é fruto da modernidade, mas quando mesmo nasce a modernidade ?

A modernidade é fruto de uma mudança no mundo que vem se desenrolando desde o renascimento, que é fruto do antropocentrismo, que é o momento que o homem deixa de acreditar que tudo que acontece na vida dele é por vontade única de Deus e que o homem deve aceitar pacificamente sua situação social, deve ter na religião a resposta para tudo, aqui o homem reencontrasse com filosofia, aqui ele começa questionar tudo isso e o filosofo filosofo francês René Descartes cunhou a famosa frase: "Penso logo existo"ou em latim ! Dubito, ergo cogito, ergo sum" que traduzido é algo como duvido logo duvido logo existo. 
René Descartes pregava que para sabermos que uma coisa realmente é verdadeira é preciso dúvida, testá-la e finalmente extrair a verdade o que é muito diferente dos homens que ao não entenderem a natureza atribuíam um mito ao que não compreendiam. 

Abaixo a figura de Thor  o deus a quem a mitologia nórdica atribuía os trovões. 
Chris Hemsworth no pôster de THOR: O MUNDO SOMBRIO

Para pensar nesta mudança de postura pensemos que pode ilustrar esta mudança de pensamento que era muito lenta, pois contrariava tudo o que se pensou por séculos foi Galileu Galilei que ao propor que a terra girava em torno do sol e não o inverso foi condenado pelo Santo Ofício e teve que se retratar e negar sua descoberta para se manter vivo, mas agora as coisas estão mudando.

René Descartes, é  prova disso, também quanto ao pensamento o iluminismo pregava um novo pensamento mais centrado no homem, mas centrado no conhecimento, além do renascimento artístico e econômico que se dá com o mercantilismo, com a revolução industrial, o pensamento de economistas como Adam Smith e David Ricardo, na religião a reforma protestante e a própria contra-reforma da Igreja Católica que tenta se transformar em diversos pontos para dar resposta a reforma protestante e ao mundo em transformação.

A modernidade numa visão temporal e iluminista tem como inicio com a revolução francesa, mas a revolução industrial também é resultado deste novo momento.

 
A Revolução Francesa teve como maior exito tirar o poder do rei que centralizava o poder e criou a forma de governo que temos hoje.

A revolução francesa se dá através da luta de burgueses que embora tivessem poder econômico não tinham poder político, uma vez que todo o poder político se encontrava na mão dos nobres, que não pagavam impostos, que viviam das rendas da terra e, além disso, ser nobre estava ligado a laços de sangue. Burgueses, camponeses se unem contra a figura do rei e derrubam o rei e em nome de um novo momento político que pregava a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Pintura que representa a liberdade guiando o povo  

Pensar esta modernidade

O filosofo alemão George Simmel (1858-1818) pensava em algumas características da sociedade moderna, entre elas ele dizia, que embora houvessem grandes cidades cada dia mais devido a própria característica das cidades as pessoas se isolariam mais, que cada vez mais se sentiriam sozinhas e isoladas mesmo em meio a multidão.

Condomínios de luxo em São Paulo
 


  • As pessoas agora são responsáveis por si mesmo e por isso tem medo do fracasso;
  • As pessoas as vezes tendem a fugir da realidade atrás da extensão da juventude ou dá falta de compromisso;
  • Fazemos mil coisas ao mesmo tempo;
  • Recebemos muita informação, mas não podemos processar toda a informação que recebemos;
  • Consumimos para ser dicadões.


domingo, 28 de julho de 2013

Aula de sociologia - tema I : O que é a sociologia?

O que é sociologia?
Aula de Introdução a Sociologia



Você já deve ter se perguntado, o que é sociologia?

Onde nasceu a sociologia?
Ela é uma disciplina muito antiga?
Por  que surgiu a sociologia?

A sociologia nasce como resposta das transformações do século XVIII, isso é um mundo influenciado pela Revolução Francesa e Industrial, mas antes de chegar a este ponto vamos começar pelo feudalismo, você se lembras das aulas de história o que é feudalismo?
Feudalismo


O feudalismo nasceu com o fim do império romano do oriente, naquele tempo a grande cidade de Roma foi invadida e saqueada e as pessoas fugiam das cidades e buscavam o campo e é aí que aparece a figura do senhor feudal, que dava as pessoas um pedaço de terra, lhe dava segurança, pois os senhores feudais tinham exércitos, porém parte de tudo que produziam parte era do senhor feudal ou através de trabalharem alguns dias em suas terras e outros na terra do senhor feudal.


O filme abaixo conta um pouco da história do feudalismo

A imagem abaixo representa a divisão das terras feudais entre senhor feudal e servos.


No feudalismo a Europa estava invadida por diversos povos chamados "bárbaros" e por isso não havia muito comércio, uma vez que as estradas estavam fechadas e por isso tudo era produzido era dentro do feudo e o trabalho era serviu, não era pago em moeda, mas sim na troca de favores entre o senhor feudal e o servo.
O servo vivia em condições econômicas muito ruins, mas ele não era escravo, além disso, a Igreja Católica muito poder na sociedade feudal e as pessoas viviam no campo.

Surgimento do capitalismo

Com o fim do feudalismo e o surgimento de cidades fortificadas chamadas de burgos surge uma classe que vive a principio do artesanato e comércio, porém que aos poucos vai tendo mais poder, aqui começa haver não uma economia de  subsistência, mas existe aqui um comércio e, além disso, é possível vender  o excedente  da produção, porém se no feudalismo o servo era o dono das suas ferramentas, ele produzia o que precisava, no capitalismo ele já não é dono das ferramentas das primeiras fabricas e a única coisa que ele possui é sua mão de obra, além disso, ele perde suas terras que com o nascimento da industria tecelã é arrendada pelo senhor feudal para servir de pasto para as ovelhas que são produtoras de lã, matéria priva para as tecelagens.
O servo é expulso de suas terras, só tem como alternativa ir para às cidades, onde servem de mão de obra barata para as fabricas e tem péssimas condições de vida, trabalhão de 12 à 16 horas por dia e mesmo as mulheres e crianças trabalham por salários mais baixos ainda, tudo isso trás por um lado riqueza, por outro miséria, pessoas se entregam ao alcoolismo e as cidades nascentes crescem muito rápido e sem estrutura, as doenças se espalham e também as relações de poder, que até então estavam estabelecidas pelo sangue, pois quem vinha de família nobre era considerado  melhor e quem nascesse servo aceitava sua condição sem chance de mudança, porém os burgueses que agora se enriquecem não tem poder político, pois não são muitas vezes filhos da nobreza e começa uma luta desta classe por poder e está luta leva a revoluções burguesas na Inglaterra e na França.
A Revolução Francesa foi a união da burguesia com os camponeses por acabar com os privilégios da nobreza, privilégios que vinham pelo sangue, porém com a derrubada do poder da nobreza há uma grande estabilidade política, além disso, a união dos burgueses, camponeses, operários e alguns setores do clero que apoiaram a revolução se desfaz e temos uma grande crise que é uma crise social, uma instabilidade política e moral e este é o que faz nascer a necessidade do surgimento de uma disciplina para entender a sociedade da época  que  a sociologia.



A sociologia nasce numa sociedade em transformação e tem no primeiro momento a intenção de entender e por ordem no caos da modernidade do mundo pós revolução francesa e industrial.

Dicas de leitura: Livro a História da Riqueza do Homem de Leo Huberman e O que é Sociologia de Carlos Benedito Martins e o capítulo  XXIV do livro o Capital de Karl Marx ao qual segue o link: http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/capital/cap24/

Bem - vindos meus novos alunos

Olá, mais um semestre começa no Colégio Dr. Arnaldo Busatto e gostaria de fazer vocês bem-vindos e sei que alguns já tiveram contato com a disciplina enquanto outros não, porém meu intuito é fazer que seja agradável este contato e de ante mão já aviso que apesar de bastante conteúdo não pretendo que seja difícil, mas todo aquele que se dedicar possa ir bem nesta disciplina.
A sociologia é considerada por muitos uma disciplina chata, mas ela está ligada com o cotidiano, ela é uma disciplina humana e critica que dá suporte a outras disciplinas.

É um prazer começar mais um semestre e conhecer novos alunos.


Professor Felipe Rocha
Disciplina Sociologia Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto
Turno da Noite

Plano de Ensino Segundo Semestre de 2013 Sociologia Professor Felipe Rocha

Plano de aulas Professor Felipe Rocha
Escola Estadual Dr. Arnaldo Busatto
2º Semestre 2013

Olá meus alunos deste semestre, meu nome é Felipe Rocha, sou professor da disciplina de sociologia de vocês deste semestre e o objetivo das aulas desta disciplina é ajudá-los em temáticas como, por exemplo, a reflexão critica, a cidadania, a compreensão e o respeito ao outro e também tem como objetivo dar suporte a exames como o ENEM e exames vestibulares que tem a disciplina como parte de sua avaliação, mas o conhecimento da disciplina de sociologia também pode contribuir com outras disciplinas a qual ela está ligada como a história, a filosofia e a geografia e acima de tudo para a disciplina contribui para a formação humana

Conteúdo
O que vamos estudar este semestre dividido por blocos:

1º Bloco - O que é sociologia?

Os dois primeiros blocos são conteúdos do primeiro bimestre e os dois últimos do segundo.


Aula
Assuntos abordados
Material de apoio
1
O quê é sociologia?
Onde, por que e quando nasceu a sociologia?
Livro tempos Modernos, Tempos de Sociologia capitulo I
2
Modernidade e
Pós-modernidade
Rever feudalismo e os impactos das revoluções industriais e francesa na história, além de pensar o que a sociologia tem a ver com tudo isso.
Livro a história da riqueza do homem, pequenos vídeos do Youtube sobre modernidade, revolução industrial e francesa, trechos do filme tempos modernos e verbetes do Wikipédia.

3
Comte, a sociologia e o positivismo
Ajudar o aluno compreender o que é o positivismo, como o positivismo influenciou o Brasil e o que Comte tem a ver com a sociologia.
Trechos de vídeos do Youtube sobre positivismo, verbete August Comte e positivismo do Wikipédia.
4
A sociologia e a pesquisa social
Ciência e censo comum, método cientifico, pesquisa, pesquisa social.
Laboratório de informática
5
A sociologia como carreira
O que faz o sociólogo, onde trabalha, antropologia e ciência política e sociologia em outras carreiras.
Sites de instituições
6
Como a sociologia contribui com outras disciplinas
Como a sociologia contribui com disciplinas como história, geografia, filosofia, literatura; epistemologia e a relação com as ciências duras.
Aula expositiva com material de sites sobre sociologia



2º Bloco – Os três porquinhos da sociologia


Aula
Assuntos abordados
Material de apoio
1
Durkheim e as solidariedades orgânica e mecânica
Solidariedade mecânica e orgânica
Livro tempos Modernos, Tempos de Sociologia aula III
2
Durkheim o suicídio
Fato social; suicídio egoísta, altruísta e anômico.
Livro tempos Modernos, Tempos de Sociologia aula I
3
Durkheim e a objetividade nas ciências sociais
Objetividade nas ciências sociais, método das ciências sociais.
Vídeo Youtube sobre Durkheim
4
Marx e o mundo do trabalho
Burguesia e Proletariado, Mais-Valia e a importância do Trabalho.
Wikipédia e vídeo sobre clássicos da sociologia sobre Marx
5
Marx e o capitalismo
Modos de produção, capitalismo e fetichismo da mercadoria e a estrutura e a superestrutura.
Livro tempos Modernos, Tempos de Sociologia aula VI
Vídeo a crise do capitalismo
6
Weber e o espirito do capitalismo
Ética protestante e o espirito do capitalismo
Vídeo Youtube sobre Weber, Livro tempos Modernos, Tempos de Sociologia aula IV
7
Weber e o desencantamento do mundo
Burocratização, político como vocação e desencantamento do mundo.
Livro tempos Modernos, Tempos de Sociologia aula IV
8
Weber e o tipo ideal
Trabalhar com a ideia de objetividade nas ciências sociais em Weber.
Livro tempos Modernos, Tempos de Sociologia aula IV

Observação: Além das aulas programadas teremos em cada turma por bimestre duas atividades do Programa de extensão universitária Foz Politicando da Universidade Federal da Integração Latino Americana com a bolsista e aluna de Ciência Política e sociologia Rosilene Xavier.

3º Bloco – Pobreza, movimentos sociais, religiosidade e etnia


Aula
Assuntos abordados
Material de apoio
1
Desigualdade social
Desigualdade social, comuna de Paris, canudos, socialismo utópico
Livro a situação da classe obreira na Inglaterra e o sobre a acumulação primitiva do capital.
2
Etnografia e diversidade cultural
Etnografia, Antropologia
Vídeo o que é etnografia
3
Preconceito
Biogenia e Darwinismo social
Documentário Impactos fatais
4
Preconceito II
Preconceito no cotidiano
CQC Vídeo Argentino sobre preconceitos
5
Índios
Contribuições na língua, na cultura, e romancismo indigenista
Documentário retratos do Brasil raiz indígena
6
Cultura Africana
Contribuições na música, na arte, na língua
Documentário o povo brasileiro
Raiz africana
7
Luta pela Terra e Movimentos Sociais
Movimentos sociais urbanos e rurais, Manifestações, Caras Pintadas, MST e a luta pela terra
Livro sociologia no Ensino Médio Capítulo IV
8
Conceito de cultura
Conceito de cultura
Vídeos Youtube
9
Gênero I
Luta das mulheres
Grécia antiga
Mulher hoje
Vídeo Origens do 8 de maio, woman in change e Mulher - A Construção do Seu Papel na Sociedade Ocidental
10
Gênero II
Homofobia, Movimento GLBT e movimento Queer
Vídeo homofobia não faz sentido
11
Instituições: Escola e família
Educação, origens da escola e da família burguesa
Livro sociologia no Ensino Médio Capítulo IV e VI
12
Religião

A história das religiões, lutas religiosas, ecumenismo, religião versos ciência e respeito pelas religiões.
Pequenos vídeos e a visita de religiosos

4º Bloco – Política, economia e cidadania


Aula
Assuntos abordados
Material de apoio
1
O que é o Estado?
Nascimento do Estado Moderno
Livro sociologia no Ensino Médio Capitula XII
2
Contratualismo
Contratualismo Hobbes, Rousseau e Locke
Wikipédia verbetes contratualismo e dicionário de política de Bobbio
3
Democracia
Democracia Grega, Democracia Liberal
Dicionário de política de Bobbio verbete democracia

Organização do Estado
Formas de Governo, Teoria dos Três Poderes
Wikipédia e dicionário de política de Bobbio
4
Partidos Políticos
História dos partidos políticos, esquerda e direita
Origin and functions of the political parties
5
Autoritarismo
Totalitarismo, Autoritarismo e ditadura militar no Brasil
Wikipédia verbete totalitarismo e autoritarismo e vídeo Youtube imagens.
6
Liberalismo Econômico
Adam Smith e David Ricardo, neoliberalismo
Dicionário de Política de Bobbio liberalismo
7
Liberalismo e conservadorismo político

Livro Tempos Modernos Tempos de Sociologia. Cap. VII.
8
Comunismo e Anarquismo
Anarquismo, Comunismo, Países de economia planificada, Anarquismo na Espanha, China e Cuba
Dicionário de política de Bobbio
9
O poder da imprensa e o consumo

Livro Tempos Modernos, tempos de sociologia Capítulo 10
10
Cidadania
Cidadania, ética e participação política
Verbete Wikipédia

Avaliações:

Ao final de cada bloco teremos uma avaliação será composta de 2 a 4 perguntas de múltipla escolha e uma dissertativa o que corresponderá a 80% da nota
Além das provas escritas 20% da nota equivalerão a resumos de algumas aulas por escritos, além disso em caso de faltar poucos pontos para a aprovação a revisão dos cadernos dos cadernos, o comportamento e participação nas aulas podem equivaler até 5 pontos extras se necessário.
Lembrando que os blocos 1 e 2 equivalem ao primeiro bimestre e os 3 e 4 ao segundo bimestre, sendo assim, cada prova valerá 40 pontos.
Minhas avaliações não são difíceis, acho que isso não contribui tanto já que meu objetivo é ensinar e aprender com vocês, porém é importante a frequência, a participação e fazer todas as tarefas e avaliações, pois isso por si mesmo é o mais importante do processo de aprendizado.
Outras informações:

Vou tentar manter o meu blog abastecido do conteúdo das aulas, o endereço é: http://feliperochasociologia.blogspot.com.br/ ,além disso, podem entrar em contato comigo pelo meu e-mail: felipe.rocha@unila.edu.br ou pelo facebook: https://www.facebook.com/felipe.c.darocha.9?ref=tn_tnmn