Aula II do bloco I: Modernidade e Pós-Modernidade
A modernidade é fruto de uma mudança no mundo que vem se desenrolando desde o renascimento, que é fruto do antropocentrismo, que é o momento que o homem deixa de acreditar que tudo que acontece na vida dele é por vontade única de Deus e que o homem deve aceitar pacificamente sua situação social, deve ter na religião a resposta para tudo, aqui o homem reencontrasse com filosofia, aqui ele começa questionar tudo isso e o filosofo filosofo francês René Descartes cunhou a famosa frase: "Penso logo existo"ou em latim ! Dubito, ergo cogito, ergo sum" que traduzido é algo como duvido logo duvido logo existo.
René Descartes pregava que para sabermos que uma coisa realmente é verdadeira é preciso dúvida, testá-la e finalmente extrair a verdade o que é muito diferente dos homens que ao não entenderem a natureza atribuíam um mito ao que não compreendiam.
Abaixo a figura de Thor o deus a quem a mitologia nórdica atribuía os trovões.
Para pensar nesta mudança de postura pensemos que pode ilustrar esta mudança de pensamento que era muito lenta, pois contrariava tudo o que se pensou por séculos foi Galileu Galilei que ao propor que a terra girava em torno do sol e não o inverso foi condenado pelo Santo Ofício e teve que se retratar e negar sua descoberta para se manter vivo, mas agora as coisas estão mudando.
René Descartes, é prova disso, também quanto ao pensamento o iluminismo pregava um novo pensamento mais centrado no homem, mas centrado no conhecimento, além do renascimento artístico e econômico que se dá com o mercantilismo, com a revolução industrial, o pensamento de economistas como Adam Smith e David Ricardo, na religião a reforma protestante e a própria contra-reforma da Igreja Católica que tenta se transformar em diversos pontos para dar resposta a reforma protestante e ao mundo em transformação.
A modernidade numa visão temporal e iluminista tem como inicio com a revolução francesa, mas a revolução industrial também é resultado deste novo momento.
A Revolução Francesa teve como maior exito tirar o poder do rei que centralizava o poder e criou a forma de governo que temos hoje.
A revolução francesa se dá através da luta de burgueses que embora tivessem poder econômico não tinham poder político, uma vez que todo o poder político se encontrava na mão dos nobres, que não pagavam impostos, que viviam das rendas da terra e, além disso, ser nobre estava ligado a laços de sangue. Burgueses, camponeses se unem contra a figura do rei e derrubam o rei e em nome de um novo momento político que pregava a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Pintura que representa a liberdade guiando o povo
Pensar esta modernidade
O filosofo alemão George Simmel (1858-1818) pensava em algumas características da sociedade moderna, entre elas ele dizia, que embora houvessem grandes cidades cada dia mais devido a própria característica das cidades as pessoas se isolariam mais, que cada vez mais se sentiriam sozinhas e isoladas mesmo em meio a multidão.
Condomínios de luxo em São Paulo
- As pessoas agora são responsáveis por si mesmo e por isso tem medo do fracasso;
- As pessoas as vezes tendem a fugir da realidade atrás da extensão da juventude ou dá falta de compromisso;
- Fazemos mil coisas ao mesmo tempo;
- Recebemos muita informação, mas não podemos processar toda a informação que recebemos;
- Consumimos para ser dicadões.